Qualidade de sementes é essencial para melhorar a rentabilidade do produtor

Em live transmitida no canal da Complem Agrícola, professor Alexandre Gazolla lista quais fatores precisam ser aprimorados para obter mais sucesso com a soja

A importância da qualidade de sementes e das boas práticas de plantio para alcançar altas produtividades foi o tema abordado pelo professor Dr. Alexandre Gazolla, a convite da Complem, na edição digital da Agrotecnoleite, evento que traz informações técnicas para os associados à cooperativa, que tem matriz em Morrinhos/GO. A live foi ao ar nesta quarta-feira, dia 19, pelo canal da cooperativa no Youtube.

A abertura do evento on-line também teve a participação do coordenador de Sementes da Complem Agrícola, o agrônomo Ricardo Souza Lima. Ele trouxe dados relacionados ao posicionamento da cooperativa neste mercado, demonstrando o quanto há de empenho para ofertar aos clientes produtos de alta qualidade.

Na sequência, Gazolla compartilhou esclarecimentos relacionados às boas práticas de semeadura, com foco na cultura da soja.

– Gerar uma planta de alta performance depende de uma série de fatores, e não somente ter altos índices de vigor e germinação. É preciso ter um ambiente adequado de plantio e boas práticas nesta etapa inicial da safra – ressaltou o pesquisador.

O tratamento de sementes foi outro fator defendido pelo professor. “Cada semente precisa ter a quantidade correta de ativo, para que não haja problemas com fitotoxidade, por exemplo, quando esse tratamento é feito na fazenda. É preciso ter um cuidado extra”, alerta.

 Outro ponto abordado por Gazolla é sobre o manejo da palha nas áreas destinadas para plantio, que se mal distribuída pode comprometer a distribuição uniforme das sementes. “Também é importante cuidar da profundidade em que essa semente é depositada. A semente precisa de contato com o solo para germinar”, lembra.

Para ver a palestra completa, basta acessar o link: https://youtu.be/tZwyWETGN2M

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: